Governo do Distrito Federal
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29/07/16 às 20h49 - Atualizado em 29/07/16 às 22h43

Seplag implanta sistema de abertura de chamado para atendimento em contratos corporativos

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Modelo já é usado pelos executores de contratos das áreas de estágio e telefonia de todo o governo

Os executores dos contratos corporativos de estágio e telefonia móvel e internet de todo o governo de Brasília, que antes precisavam buscar pessoalmente formulários e normativos ou fazer as solicitações por telefone, passaram a fazer isso pela internet de maneira mais fácil, rápida e prática. Em setembro, a mudança também será implantada em outros contratos como os de limpeza e conservação, segurança patrimonial e brigada.

O sistema de abertura de chamado – que funciona com o envio de um ticket pelo site da Seplag para atender solicitações e dúvidas dos executores de contratos – foi implantado em fevereiro de 2016, pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Contratos Corporativos (Sucorp). Com a mudança no atendimento, formulários e toda uma base de documentos necessários para o acompanhamento, fiscalização e execução dos contratos das áreas ficam acessíveis no site (www.seplag.df.gov.br/fiscal/sece/) para consulta e download. O link para os serviços também fica no botão lateral do site da Seplag, em 'Estágios e Telefonia'.

Além disso, a mudança permite o registro e mensuração de todos os atendimentos e solicitações dos executores dos contratos de estágio e telefonia nos órgãos do governo de Brasília, que antes não era possível de forma automatizada e formal. O envio de documentação e dúvidas também passou a ser feito exclusivamente pela internet, por meio da abertura de chamado. Para abrir um chamado, basta acessar o link www.seplag.df.gov.br/fiscal/sece/ e enviar um ticket. O sistema permite, ainda, que o usuário visualize e acompanhe seu atendimento, além de ser um canal, de fácil acesso, para que os estudantes, executores de contrato e supervisores de estágio tirem dúvidas relativas aos contratos.

Para se ter ideia do volume de atendimentos presenciais e por telefone que o setor realizava antes da mudança, o número de downloads da folha de frequência de junho foi de 1.150. Já o formulário de requisição de estagiário foi baixado 781 vezes desde a implantação do sistema. A Seplag administra contratos de aproximadamente dois mil estagiários lotados em todo o governo de Brasília.

Vigilância, limpeza e brigada

O atendimento presencial e por telefone das áreas de limpeza e conservação, segurança patrimonial e brigada também deve mudar para o sistema de abertura de chamado. O sistema já está em desenvolvimento e a mudança – para o atendimento exclusivo pela internet, via ticket – deve ocorrer a partir de setembro de 2016. A Seplag atende 701 unidades em 57 órgãos do governo com os serviços de limpeza, vigilância e brigada.