Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

PROGRAMAS DE PREVENÇÃO 

Programas e Grupos de Saúde desenvolvidos pela Subsaúde

 

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) desenvolve diversos programas e grupos voltados para a informatização, suporte de saúde, apoio psicológico, diagnóstico e tratamento de enfermidades que acometem servidores do GDF. São eles:

 

PROGRAMA DE GESTÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO

Para participar dos grupos do Programa de Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho listados abaixo, a secretaria ou órgão interessado pode solicitar ações de gestão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho, via SEI. Cada plano de ação é personalizado e voltados às demandas específicas de cada solicitante.

 

Grupo sobre Gerenciamento de Estresse
São desenvolvidos exercícios para diminuir o estresse no ambiente de trabalho, além práticas de meditação, técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática,com foco na comunicação.

 

Grupo psicoeducativo sobre dor crônica
Orientações sobre tratamentos e estratégias para lidar com o sofrimento psíquico relacionado à dor crônica.

 

Grupo de desenvolvimento de habilidades sociais;
Encontros semanais nas segundas-feiras pela manhã, coordenados poe psicólogos, com foco na psicoeducação e no desenvolvimento de habilidades sociais.

 

Grupo psicoeducativo sobre transtornos mentais e comportamentais.
Com periodicidade semanal e foco na psicoeducação, este grupo também é coordenado por psicólogas da Subsaúde. Os encontros são nos períodos matutino e vespertino.

 

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA APOSENTADORIA
Aborda questões sobre planejamento financeiro e elaboração de projetos na aposentadoria, com ciclos de palestras que acolhem e preparam os servidores para o período de inatividade profissional.

Os assuntos abordados estão relacionados com os aspectos psicossociais e previdenciários da aposentadoria, voluntariado e qualidade de vida. O objetivo é estimular a maior participação na vida social, cultural e desportiva do servidor durante a aposentadoria.

Para participar, a secretaria pode solicitar a implementação do POA, via SEI, para os servidores público-alvo das ações ou o próprio servidor pode entrar em contato, pelo telefone 3349-3972.

 

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O suporte é composto por intervenções preventivas, breves e personalizadas. O programa tem encaminhamento exclusivamente interno, podendo somente a Perícia Médica realizar a solicitação.

 

PROGRAMA DE ATENÇÃO AO DEPENDENTE QUÍMICO – PDAQ
Acolhe servidores com dependência química, de acordo com o grau de dependência. O programa encaminha para a intervenção mais adequada – psicoterapia individual ou em grupo. Também são realizadas ações de caráter preventivo como orientação à familiares e gestores.

Além disso, o gestor – que precisar de ajuda nos casos de dependência química do servidor – pode fazer o download da Cartilha de Orientação aos Gestores, elaborada pela GESM em parceria com a Egov.

O acesso ao PADQ se dá via SEI, demanda espontânea e encaminhamento interno.

 

PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL MATERNA – PASMM
Disponibiliza diversos serviços como o grupo de apoio para gestantes e puérperas, promovendo saúde no período perinatal (gestação e primeiro ano após o parto).

São oferecidos no programa serviços como entrevistas de triagem e acolhimento, grupo de gestantes (frequência quinzenal), grupo de pós-parto (frequência quinzenal), visita domiciliar no pós-parto, parcerias com outros profissionais para garantir uma assistência multidisciplinar e rodas de conversa para divulgação das atividades do programa e da importância do tema.

O acesso ao Programa pode ser feito via SEI, mediante solicitação dos gestores ou por demanda espontânea, por meio do telefone 3349-3972 ou pelo e-mail saudementalmaterna@gmail.com.

 

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL – PSV
O programa busca promover e prevenir diversos distúrbios vocais entre os servidores do GDF, especificamente os professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Dentre as atividades desenvolvidas no programa, estão triagens de avaliação perceptivo-auditiva, exame de videolaringoscopia e grupo de suporte vocal, oficinas e palestras sobre hábitos, cuidados e prática de aquecimento e desaquecimento vocal para professores da SEEDF. As datas e horários serão agendadas de acordo com disponibilidade da equipe da Subsaúde.

 

PROGRAMA DE SAÚDE AUDITIVA – PSA
Implementa o programa de vigilância da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), com exames audiológicos em servidores, oferta de palestras sobre o tema, tratamento adequado e prevenção por meio da notificação da PAIR relacionada ao trabalho. Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail programadesaudeauditiva@gmail.com. As datas e horários serão agendadas de acordo com disponibilidade da equipe da Subsaúde.