Quarta, 06 Dezembro 2017

Fórum de Governadores do Brasil Central fará compras conjuntas de medicamentos

Medida visa tornar os remédios mais baratos para as unidades federativas participantes do grupo. Chefes dos Executivos locais estão reunidos nesta quarta-feira (6), na Residência Oficial de Águas Claras

Integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central estão reunidos nesta quarta-feira (6), em Brasília. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recepciona os chefes dos Executivos das unidades da Federação participantes na Residência Oficial de Águas Claras.

Na manhã de hoje, o grupo assinou ordem de serviço para possibilitar a compra de medicamentos de alto custo em conjunto. “Isso vai permitir a compra mais barata desses itens, que são importantes em todo o País”, disse Rollemberg.

A ideia é fazer um pregão eletrônico para elaborar ata de registro de preços única, que será compartilhada entre os Estados e o DF.

Outro ato de hoje foi a renovação da parceria com o Itaú Social, que existe desde 2015 e tem como objetivo transformar gestores escolares em líderes pedagógicos nas escolas. As ações já ocorrem em todas as unidades federativas do Brasil Central, exceto no Maranhão.

“O grande ganho do Brasil Central é podermos discutir os temas que nos sãos comuns, os problemas e as soluções compartilhadas. Avançamos bastante em temas que vão garantir um melhor resultado coletivo”, avaliou o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Fórum de Governadores tem novo presidente
O grupo elegeu nesta manhã o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, presidente do grupo. Ele assume o lugar do governador de Goiás, Marconi Perillo. O mandato é de um ano.

“Queremos registrar nosso agradecimento, reconhecimento e admiração pela liderança exercida nesses dois anos pelo governador Marconi Perillo, que foi o idealizador do consórcio”, disse Rollemberg após a decisão dos membros do colegiado.

Participam da reunião, além de Rollemberg, os governadores de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Rondônia, Confúcio Moura; e de Tocantins, Marcelo Miranda; além do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Fórum de Governadores do Brasil Central
O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional com base na cooperação entre os chefes dos Executivos locais.

O grupo é composto pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão.

O primeiro encontro de 2017 ocorreu em Goiânia (GO). Na sequência, os governadores se reuniram em Palmas (TO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Fonte: Agência Brasília

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Fórum de Governadores do Brasil Central fará compras conjuntas de medicamentos