Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/18 às 14h33 - Atualizado em 13/03/18 às 15h47

Liderança feminina na gestão pública será tema de conversa na programação do mês das mulheres da Seplag

COMPARTILHAR

Mais da metade dos servidores do governo de Brasília são mulheres (66%), mas elas ainda lutam por mais igualdade quando o assunto é liderança. Hoje, elas ocupam 38% dos cargos de chefia dentro do Executivo local. A situação se repete no Legislativo, no Judiciário e órgãos federais do DF.

 

Apesar dos avanços nos últimos anos, a divisão desigual dentro do serviço público – mesmo com uma maioria feminina na força de trabalho – permanece. Por isso, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão vai realizar uma roda de conversa com servidoras públicas do DF para debater os preconceitos e os desafios com quem já conquistou esses espaços e têm experiências para compartilhar.

 

Para falar sobre a liderança feminina no serviço público e falar da participação da mulher nos órgãos que estão no Distrito Federal, a Seplag convidou líderes – que estão em cargos de chefia em órgãos públicos – para compartilhar histórias motivadoras, que encorajem mulheres a vencerem barreiras de gênero que se impõem no trabalho.

 

O encontro está marcado para a quarta-feira, 14 de março, das 9h30 às 12h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

 

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Governo de Brasília, Leany Lemos, é uma das participantes do bate-papo. Do Executivo do DF, também estão convidadas a psicóloga e especialista em inteligência emocional, do núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Andrea Chaves, e a negociadora da Policial Militar, Lorena Soares.

 

Para contar como é chefiar a Agência de Fiscalização do DF – à frente do Projeto Orla Livre, que desocupou áreas públicas próximas à margem do Lago Paranoá –, a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, compartilhará suas experiências.

 

O evento contará ainda com a presença de outra liderança feminina do Executivo Local: Raissa Rossiter, subsecretária de Políticas para Mulheres, do governo de Brasília, que contará um pouco de sua trajetória como líder e mulher nos setores público e privado.

 

Para mediar a conversa, Janara Sousa, pós-doutora, jornalista e chefe de departamento do curso de Comunicação Organizacional da faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), além de coordenadora do projeto Escola de App – Enfrentando a violência online contra meninas.

 

Serviço:

Roda de conversa com mulheres sobre liderança

Data: 14 de março

Horário: das 9h30 às 12h

Local: Salão Branco do Palácio do Buriti

 

Saiba um pouco das convidadas:

 

Janara Sousa (Mediadora)
Possui pós-doutorado sobre o papel da sociedade civil na governança da internet, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CESC), Universidade do Minho, Portugal, e coordena o projeto Escola de App – Enfrentando a violência online contra meninas. É jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorou-se em Sociologia (2009). Atualmente, é chefe de departamento do curso de Comunicação Organizacional e é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Comunicação, da UnB.

 

Leany Lemos
Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany possui dois pós-doutorados em Ciência Política pelo programa Oxford-Princeton Global Leaders Fellow (2009-2011). É doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília e mestrado em Ciência Política (1998). Recebeu o Prêmio ALACIP de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, sobre controle horizontal em democracias presidencialistas, e foi pesquisadora colaboradora plena do IPOL/UnB entre 2008-2013. É servidora de carreira do Senado Federal desde 1993.

 

Andrea Chaves
Andrea Chaves é lotada no Núcleo de Saúde Mental do Samu, da Secretaria de Saúde. Ministra palestras e oficinas de saúde mental, práticas motivacionais e inteligência emocional. Escreveu e executou o projeto do 1° Núcleo de Inclusão e Acessibilidade de Servidores com deficiência do GDF, coordenando o núcleo durante três anos. Representante do Programa Viver sem Limites do Governo do Distrito Federal e autora do plano de governo no Eixo Saúde.

 

Bruna Pinheiro
É Diretora-presidente do órgão ao qual pertence como servidora efetiva: a Agefis. Graduada em Arquitetura e Urbanismo na UnB (Universidade de Brasília), atuou em administrações regionais, como a do Paranoá e do Lago Sul, além de ter trabalho nas secretarias de Obra e de Saúde e na extinta Sucar (Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais).

 

Lorena Soares

É negociadora em casos de sequestros com reféns e intervenções com suicidas, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do DF. Lorena é bacharel em Ciência Política pela UnB, com cursos de negociador policial da PMDF e atuação policial frente a grupos vulneráveis do Ministério da Justiça. A soldado também é palestrante e instrutora de primeira intervenção em crises.

 

Raissa Rossiter
É Subsecretária de Políticas para Mulheres e PhD em Gestão, pela Universidade de Bradford, Reino Unido. Possui experiência em gestão e formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e para a inclusão social, por meio do empreendedorismo. No Governo de Brasília, coordena políticas públicas voltadas ao enfrentamento à violência contra as mulheres e à articulação de Políticas Intersetoriais e Afirmativas. Foi Conselheira do Sebrae Nacional em diversos Conselhos Deliberativos Estaduais, como Alagoas, Pará e Rio de Janeiro.