Governo do Distrito Federal
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4/12/17 às 14h07 - Atualizado em 11/07/18 às 13h32

Boas Práticas

 

Cartilha de boas práticas para valorização do servidor

 

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), elaborou uma cartilha com ações adotadas por equipes de gestão de pessoas de vários órgãos do Governo do Distrito Federal. Por meio da cartilha, as boas práticas compartilhadas podem ser aplicadas em qualquer unidade da administração pública do DF para melhorar o ambiente de trabalho.

 

A proposta é que os setoriais que tenham interesse nas iniciativas bem sucedidas entrem em contato com o órgão que implantou a ação e iniciem o projeto em seu setor ou secretaria. O objetivo é divulgar e compartilhar projetos, metodologias e resultados de boas práticas de valorização do servidor do DF. O documento busca, ainda, criar uma rede de relacionamento para promover a troca de experiências.

 

Nessa primeira edição, a cartilha traz temas como o programa de integração do novo servidor, relata projetos voltados para a saúde, como ginástica laboral e o projeto Ativa Servidor, da Secretaria de Saúde. Além disso, o documento descreve benefícios e orientações para adotar a prática em cada órgão. Outras iniciativas podem e devem fazer parte da cartilha. Para contribuir, basta entrar em contato com a Sugep/Seplag e pedir a inclusão da ação desenvolvida em sua secretaria.

 

A cartilha de ações em gestão de pessoas e qualidade de vida faz parte da Política de Valorização de Servidores, instituída pelo Decreto nº 37.648, de 22 de setembro e 2016, que é um dos objetivos estratégicos previstos no Mapa Estratégico dessa gestão: “tornar o servidor público elemento fundamental para a implementação da estratégia do governo”.

 

Conheça as boas práticas: